10 princípios para reduzir defeitos de fundição

10 princípios para reduzir defeitos de fundição

No processo de produção, as empresas de fundição inevitavelmente encontram defeitos de fundição, como encolhimento, bolhas, segregação, etc. Isso resultará em baixo rendimento de fundição e a produção de refluxo enfrenta uma grande quantidade de mão de obra e consumo de energia. Como reduzir os defeitos de fundição é um problema que sempre preocupou os profissionais da fundição.

Para o problema de redução de defeitos de fundição, John Campbell, professor da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, passou por muitas batalhas e tem insights exclusivos sobre a redução de defeitos de fundição. Já em 2001, Li Dianzhong, pesquisador do Instituto de Pesquisa de Metais da Academia Chinesa de Ciências, realizou a simulação da organização e o projeto do processo de processamento térmico, que foi concluído sob a orientação do Professor John Campbell.

Espero que a lista de dez diretrizes para redução de defeitos de fundição, feita pelo mestre internacional de fundição, John Campbell, seja útil para colegas da indústria de fundição.

1. Boa fundição começa com fundição de alta qualidade

Devemos preparar, inspecionar e processar o processo de fundição antes de despejar as peças fundidas. Se necessário, o padrão mais baixo aceitável pode ser usado. No entanto, a melhor opção é preparar e adotar um plano de fundição que esteja próximo de zero defeitos.

2. Evite inclusões turbulentas na superfície do líquido livre

Isso requer evitar velocidade de fluxo excessivamente alta na superfície livre frontal (menisco). Para a maioria dos metais, a vazão máxima deve ser 0,5 m / s. Enquanto isso, para sistemas de comportas fechadas ou peças de paredes finas, a taxa de fluxo máxima será aumentada apropriadamente. Este requisito também significa que a altura de queda do metal fundido não pode exceder o valor crítico da altura de “queda estática”.

3. Evite inclusões laminares de condensado de superfície em metal fundido

Isso requer que, durante todo o processo de enchimento, não haja extremidade frontal de nenhum fluxo de metal para interromper o fluxo antecipadamente. O menisco de metal líquido na fase inicial de enchimento deve ser mantido em um estado móvel, e não afetado pelo espessamento do condensado superficial, que passará a fazer parte da fundição. Portanto, para obter este efeito, a extremidade frontal do metal fundido pode ser projetada para expandir continuamente. Na prática, apenas a aposta inicial “para cima” pode alcançar um processo de subida contínuo. (Por exemplo, em fundição por gravidade, flua para cima a partir da parte inferior do jito). Isso significa: sistema de gating de injeção inferior; nenhuma forma “downhill” de metal fundido caindo ou escorregando, nenhum fluxo horizontal de grande área e nenhuma parada de fluxo frontal de metal fundido devido ao despejo ou fluxo em cascata.

4. Evite bolsas de ar

Evite que bolhas de ar geradas pelo sistema de vazamento entrem na cavidade. Isso pode ser alcançado pelos seguintes métodos: projeto razoável de copos de jito escalonados; projeto razoável de corredores retos para encher rapidamente; uso razoável de “barragens”; evitar o uso de “poço” ou outros sistemas de portas abertas; use pequenos canais de seção transversal ou o jito usa filtros de cerâmica perto da junção do canal; usa um dispositivo de desgaseificação; não interrompa o processo de vazamento.

5. Evite os poros do núcleo de areia

Evite que as bolhas geradas pelo núcleo ou molde de areia entrem no metal fundido na cavidade. O núcleo de areia deve garantir um conteúdo de ar muito baixo ou usar exaustão adequada para evitar os poros do núcleo de areia. A menos que você possa garantir a secagem completa, você não pode usar caroço de areia à base de argila ou cola para reparo de molde.

6. Evite encolhimento

Devido à influência da convecção e do gradiente de pressão instável, peças fundidas com seções transversais grossas e grandes não podem atingir alimentação ascendente. Portanto, é necessário seguir todas as regras de alimentação para garantir um bom design de alimentação. Ao mesmo tempo, use tecnologia de simulação de computador para verificação e realmente elenco amostras. Controle o nível de flash na junção do molde de areia e do núcleo de areia, a espessura do revestimento do molde (se houver) e a temperatura da liga e do molde.

7. Evite convecção

Os riscos de convecção estão relacionados ao tempo de pega. As peças fundidas de paredes finas e grossas não são afetadas pelos riscos de convecção. Para fundições de espessura média: reduza os riscos de convecção através da estrutura ou tecnologia de fundição; evite alimentação ascendente; vire depois de despejar.

8. Reduza a deflexão

Evite a segregação e controle-a dentro da faixa padrão, ou a área permitida pelo cliente para exceder o limite. Se possível, tente evitar a segregação de canais.

9. Reduza o estresse residual

Não resfrie a liga leve com água (água fria ou água quente) após o tratamento da solução. Se a tensão de fundição não parecer grande, podem ser usados ​​meios de têmpera de polímero ou têmpera por ar forçado.

10. Dado ponto de referência

Devemos dar a todos os fundidos um ponto de referência de posicionamento para inspeção dimensional e processamento.

A fundição de Yide é uma fundição de fundição líder na China, com 27 anos de experiência, produz fundições de ferro dúctil em grande quantidade. Se você estiver interessado em nossa montagem de fundição,envie-nos um arquivo de desenho e sinta-se à vontade para fazer uma cotação bastante.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *